Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Como colocar música no Spotify? Saiba aqui!

Com mais de 40 milhões de usuários mundialmente, o Spotify lidera o mercado de plataformas de streaming musical, com 32% do total de assinantes. Seus concorrentes mais próximos, Apple e Amazon Music, levam 16% e 13% dos usuários, respectivamente. Ou seja, se você quer atingir um grande público, precisa saber como colocar música no Spotify.
Isso porque a plataforma não se resume apenas a disponibilizar as gravações. O Spotify disponibiliza a você vários recursos que permitem gerenciamento de seu perfil, conhecimento de dados sobre sua audiência, impulsionamento de sua música em editores de playlists e, claro, obtenção lucros.
Então, se você quer construir um público maior, saiba aqui como colocar sua música no Spotify agora!

O que é preciso para colocar músicas no Spotify?

Antes de mais nada, é importante saber que músicas regravadas, tanto cover quanto versões, só podem ir para as plataformas de streaming mediante autorização dos compositores ou escritórios detentores dos direitos autorais.
O próprio Spotify tem uma página de denúncias de violação de direitos autorais. Então, aja com ética e somente poste composições com a devida licença. Se não conseguir a documentação, lembre-se de registrar todos os créditos dos criadores e não monetize em cima dessas gravações.

O passo a passo para ter sua música no Spotify

Agora, veja como colocar músicas no Spotify!

Faça uma conta no Spotify for Artists

O começo de tudo é fazer uma conta no Spotify for Artists. Bem simples e intuitivo, em poucos minutos você preenche o formulário e cria seu perfil de artista independente. Depois, basta fazer o upload gratuito das próprias músicas. Lembre-se de que o Spotify exige uma licença mundial não exclusiva para fazer a distribuição.

Observe os requisitos técnicos

Todos os materiais que vão para o upload precisam seguir os requisitos técnicos do Spotify. Verifique os seguintes pontos, a fim de evitar erros:
  • formatos dos arquivos de áudio: WAV, WAVE (ambos devem ser PCM) ou FLAC (16 ou 24 bits com taxas de amostragem de 44,1 kHz ou superior).
  • formato da arte do álbum ou single: quadrada (1600x1600px), salva em formato PNG ou JPEG. Observação: atenção aos direitos autorais da imagem.
  • créditos da equipe: devem ser incluídos todos os colaboradores do projeto ? artistas, compositores, produtores, empresários etc.

Escolha a data do lançamento

Toda música vai ao ar 7 dias após o upload do arquivo. É o tempo que o Spotify leva para organizar a distribuição da faixa, buscando oportunidades como a playlist Novidades. Além disso, você pode programar a data de lançamento do seu álbum ou single. Lembre-se de que todos os artistas presentes no Spotify são globais, logo, as faixas são distribuídas em todos os territórios que a plataforma abrange.

Confira todos os metadados

Os metadados são todas as informações relativas ao material produzido. Além da equipe, também estão incluídos o título da faixa, a data de lançamento, o gênero e as letras. Antes de finalizar o upload, o Spotify salva o rascunho e cria uma prévia de como o álbum aparecerá para o ouvinte. Então, confira com cuidado cada item.
Depois que você envia o material, ainda é possível alterar os metadados até 7 dias antes do lançamento. Após esse prazo, restam dois dias de prazo para edição.

Entenda o processo de recebimento de royalties

Uma vez postadas suas músicas, você começa a receber royalties por cada vez que ela é tocada. Para tanto, precisa se vincular a um escritório ou associação de direitos autorais que intermedia a operação.
O Spotify paga US$0,00348 por play, ou seja, menos de 1 centavo de dólar. Por isso, sua música precisa ter alguns milhões de views para monetizar bem. De todo modo, sempre acompanhe com atenção os lucros e as transações que serão realizados. O pagamento e a visualização de histórico acontecem por meio do provedor de serviços bancários do Spotify, Stripe.
As mídias digitais se tornaram os principais canais de divulgação de artistas de grande mídia e independentes. Por isso, você precisa saber como colocar música no Spotify e outras plataformas, para abranger o maior número de pessoas pertencentes ao seu público.
Gostou de saber sobre o Spotify for Artists? Então, para receber mais conteúdos de música com exclusividade no seu e-mail, assine nossa newsletter!

 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual