Produto adicionado com sucesso!
Produto removido!

Instrumentos de qualidade: por que os premium são tão caros?

Você está pensando em como adquirir um instrumentos de qualidade? Saiba que, mesmo entre os melhores modelos, o preço varia muito, especialmente por conta dos recursos que oferecem, a forma e os materiais com que foram construídos, além, claro, do status da marca escolhida.
Então, o assunto deste post são os instrumentos musicais de qualidade premium. Eles têm um preço elevado, mas constituem um investimento único para músicos profissionais, colecionadores e aficionados. Vamos lá?

O que são instrumentos musicais premium?

Os instrumentos musicais premium são modelos especiais, muitas vezes feitos sob encomenda e com o trabalho de um luthier (profissional especialista em construir instrumentos e acessórios). Mesmo aqueles feitos em escala industrial, recebem tratamento especial e são menos suscetíveis a erros humanos.
Assim como carros de luxo ou peças de joalheria, esses instrumentos são considerados relíquias. Alguns deles são um investimento para toda a vida e raramente os músicos compram outro ou se desfazem deles durante sua carreira ? tanto que fazem seguros para instrumentos musicais.
Alguns bons exemplos de instrumentos premium são os pianos da marca Steinway & Sons, guitarras, baixos e baterias de séries especiais ou instrumentos feitos sob medida ? músicos famosos adoram tê-los em suas coleções. Dependendo das características, esses instrumentos podem custar dezenas ou centenas de milhares de dólares.

Por que esses instrumentos custam mais caro que os demais?

Sem dúvida, os modelos premium são instrumentos de qualidade. Mas o que faz serem tão caros assim? Veja aqui alguns motivos.

Qualidade da madeira

As madeiras para instrumentos musicais de qualidade premium são escolhidas cuidadosamente e recebem tratamento especial, por exemplo, passando por períodos de descanso em ambientes com temperatura e umidade controladas. Além disso, são usadas ?madeiras de lei?, como mogno, maple canadense ou ébano.

Tipos de componentes

Os componentes dos instrumentos também são particulares, podendo conter metais nobres, como ouro e prata. Além disso, soma-se a tecnologia empregada para melhor performance sonora, como é o caso dos captadores de guitarra e baixo, que podem ter métodos de fabricação exclusivos e recursos especiais.

Produção artesanal

Como dissemos no início, há grandes chances da produção ser artesanal, desde o corpo até os componentes e acessórios dos instrumentos. Isso significa que os modelos são feitos, parcial ou totalmente, à mão.
Isso garante que os instrumentos diferem dos produzidos em série. No caso de uma revenda, o seu valor pode ser ainda maior.

Status da marca

Muitas vezes, os instrumentos premium também têm valor de mercado agregado conforme a marca do fabricante. Nesse caso, assim como qualquer outro produto, adquirir um modelo de tipo de grandes marcas torna-o ainda mais especial ? e caro!

Como acertar na escolha de um instrumento de qualidade premium ideal?

Agora que você já sabe por que instrumentos de qualidade premium podem ser tão valiosos, veja como escolher um modelo que se encaixa para seu perfil.

Nível de habilidade pessoal

Qual seu nível de conhecimento e habilidade no instrumento? Se você é um músico iniciante, talvez valha a pena investir em instrumentos mais básicos para até aprender a tocar. Porém, se você já tem muita habilidade e/ou atua profissionalmente, comece a pensar em escolher seu modelo premium.

Finalidade

Vai escolher um modelo premium? Decida qual é a razão: som, timbre, desempenho geral, leveza, estilo, item de colecionador? Tanto faz, o importante é ter clareza das razões para tal investimento.

Orçamento

Finalmente, temos que falar sobre o dinheiro. É bom se preparar, pois alguns modelos valem o preço de um bom carro. Então, organize as suas contas. Lembre-se, também de que a manutenção é mais cara e você deve investir em um seguro contra roubo ou acidentes.
Gostou de conhecer mais sobre a fabricação de instrumentos de qualidade premium? Tomara que você consiga fazer uma boa escolha e adquirir o seu em breve. Então, antes de ir, mostre a seus amigos este artigo e compartilhe nas redes sociais!

 
Tecnologia
iSET - Plataforma de E-commerce para criar loja virtual
Plataforma de E-commerce para criar loja virtual